Sejam bem vindo!!!!!!!!

Todos os item do blog são materias tiradas de jornais ou livros

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os Encantos da Filosofia Budista - Para iniciantes



Cumprindo o Juramento Seigan de propagar o “Ensino Correto”

O que é o “Ensino Correto”?
É o ensino fundamentado no princípio da “Iluminação Universal”. Esse princípio revela a igualdade de todos os seres ao afirmar que todos possuem o estado de Buda e podem atingi-lo da forma como são no momento presente.

Não confunda“Ensino Correto” não é um conceito fundamentalista. É uma classificação referente ao sutra que expõe a verdade de que todas as pessoas são Budas.
E os outros sutras?
Os sutras provisórios pregam a desigualdade ao assegurar que somente alguns podem atingir o estado de Buda. Se a pessoa não estiver dentro desses critérios, eles não produzirão resultados. Por isso, são parciais.


Últimos Dias da Lei
Sakyamuni sabia que na época atual esses sutras perderiam a eficácia. Essa época é chamada Últimos Dias da Lei.
O Sutra de Lótus
O Sutra de Lótus não prega a igualdade como se fosse algum tipo de slogan; ele ensina um caminho para a felicidade de si próprio e dos outros, com base na lei da vida e no nível mais fundamental da maneira como vivemos. Portanto, ele é classificado como o “Ensino Correto”. O Buda Sakyamuni revelou o Sutra de Lótus para os Últimos Dias da Lei e confiou a missão de propagá-lo aos Bodhisattvas da Terra.
Como são os Bodhisattvas da Terra?
Os Bodhisattvas da Terra possuem o poder da prática para sustentar com coragem a propagação nos Últimos Dias da Lei. Eles são “firmes em propósito e intento” (o que corresponde ao Juramento Seigan); “têm o poder da perseverança” (que se refere à força de vencer as dificuldades) e “são hábeis em perguntas e respostas difíceis” (que corresponde ao poder do Chakubuku e ao poder da palavra e do diálogo) (Cf. LS, cap. 15, p. 216 e 223).
No Gosho está escrito: “Não deve haver discriminação entre aqueles que propagam os cinco caracteres do Myoho-rengue-kyo, sejam eles homens, sejam mulheres. Se não fossem Bodhisattvas da Terra, eles não seriam capazes de recitar o Daimoku. No início, somente Nitiren recitou o Nam-myoho-rengue-kyo, depois, duas, três e cem pessoas o seguiram, recitando e ensinando aos outros. Assim também será a propagação no futuro. Isso não significa ‘emergir da terra’?” (END, v. 5, p. 252)
Nitiren Daishonin
Após compreender a essência do Sutra de Lótus, Nitiren Daishonin revelou a Lei Mística do Nam-myoho-rengue-kyo e estabeleceu a prática que conduz todas as pessoas a um caminho direto para atingir o estado de Buda.
O Buda Original
De um ponto de vista, Nitiren Daishonin é chamado Buda Original, porque revelou a Lei Mística — a origem ou a fonte da iluminação de todos os budas em qualquer época. O termo original vem de origem, ele é o Buda da lei original.
Não saia do caminho reto
“Cair em contradição” significa sair do caminho reto do Budismo. Isto é, trilhar uma estrada sinuosa que conduz à infelicidade. Para que isso não aconteça, a todo momento, a pessoa deve agir de acordo com o princípio da Iluminação Universal.
O princípio fundamental
A Lei considera que todas as pes­soas são Budas. Este é o princípio fundamental do Juramento Seigan. E é a essência dos pensamentos, das palavras e das ações de um Buda. Se alguém substima uma pessoa imaginando que é ela não seja capaz de atingir o estado de Buda, estará subestimando a si próprio. Esse ato contradiz o princípio fundamental do Juramento Seigan. Se a vida diária não estiver baseada nesse Juramento, ela não atingirá o estado de Buda e viverá à mercê de seu carma.
A base da conduta diária
Expressa por meio dos pensamentos, das palavras e das ações, deve ser fundamentada no Juramento Seigan de viver de acordo com o princípio da Iluminação Universal. Em outras palavras, é respeitar a si próprio e a todas as pessoas como Budas. Agindo assim, a pessoa vive cada dia no ritmo da Lei Mística.
O termo Buda Original
Esse termo não é utilizado para dizer que Nitiren Daishonin seja um ser transcendental, separado dos mortais comuns, ou que ele seja melhor que todos. Se alguém pensar assim, cairá em contradição com o ensino do próprio Nitiren Daishonin, que revela que as pessoas comuns são dotadas com o nobre estado de Buda, tal como são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário