Sejam bem vindo!!!!!!!!

Todos os item do blog são materias tiradas de jornais ou livros

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Informações úteis ao leitor e explica alguns conceitos do Budismo de Nitiren Daishonin. Além disso, todo mês há uma pergunta diferente com resposta curta e direta a fim de auxiliar nas questões do seu Chakubuku.

Bodhisattvas da Terra: Bodhi significa “sabedoria do Buda”; sattva, “seres sensíveis” e Terra, Nam-myoho-rengue-kyo ou “natureza de Buda”. Os Bodhisattvas da Terra fazem do Nam-myoho-rengue-kyo ou da natureza de Buda a base de suas ações para aliviar o sofrimento das outras pessoas.
A palavra bodhisattva também significa coragem. O bodhisattva da Terra deve possuir coragem para desafiar o mal desde as suas raízes. Sem coragem, ele não vence as forças da maldade que habitam em sua vida e na de outras pessoas.
Buda: O Iluminado ou Desperto. Aquele que percebe a natureza iluminada da vida e conduz outros a atingir essa mesma condição. A natureza de Buda é inerente a todos os seres e é caracterizada pela sabedoria, coragem, benevolência e energia vital.
Chakubuku: É o método de propagação do Budismo Nitiren. Ato de ensinar a filosofia budista para outras pessoas.
Daimoku: Literalmente, significa “título”.
Refere-se à recitação do Nam-myoho-rengue-kyo. A melhor maneira de compreender o Daimoku é realizá-lo corretamente. Qualquer pessoa pode usufruir plena e ilimitadamente da força do Nam-myoho-rengue-kyo. O requisito é fazê-lo conforme ensinado pelo Buda Nitiren Daishonin. O Nam-myoho-rengue-kyo,
inscrito no centro do Gohonzon, dá um exemplo claro do “Daimoku de Juramento” — ou seja, tornar o Nam-myoho-rengue-kyo
o centro da sua vida.
Gohonzon: A palavra Honzon significa “objeto de respeito fundamental” e go, “digno de honra”.
Gohonzon é o objeto de devoção para a observação profunda da mente. Para quem não tem fé, é apenas um papel comum. Mas, para as pessoas que desejam a felicidade das outras pessoas e apaixonadamente promovem o Kossen-rufu, este é o ponto central da vida. Saber o que está escrito nele não é condição essencial para se obter benefícios. O importante é a fé pura e resoluta. Esse tipo de fé faz que os efeitos surjam imediatamente, pois o Gohonzon é o objeto que representa a Lei contida na essência de todas as leis da natureza. Recitar o Nam-myoho-rengue-kyo diante do Gohonzon com sinceridade dá acesso livre e rápido à fonte inesgotável de benefícios.
Gongyo: Liturgia do Budismo de Nitiren Daishonin. Prática que se realiza duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Consiste na leitura de passagens do 2º capítulo (Hoben, “Meios”) e 16º capítulo (Juryo, “Revelação da Vida Eterna do Buda”) do Sutra de Lótus, seguida da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo.
O Gongyo é a cerimônia diária na qual um praticante budista faz três coisas: lê os trechos essenciais do Sutra de Lótus, reconfirma seus “desejos” por meio das orações silenciosas e prepara o espírito para a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo.
Kossen-rufu: Literalmente, significa “declarar e propagar amplamente” o Budismo Nitiren. O termo também é traduzido como “paz mundial”. Porém, para que a paz ocorra, é preciso que as pessoas realizem a revolução humana — processo de reforma interior — e cultivem valores como o respeito a todas as formas de vida.
Nam-myoho-rengue-kyo: Nome dado
à Lei do Universo, a essência de
todos os fenômenos. A recitação do
Nam-myoho-rengue-kyo foi estabelecida
pelo Buda Nitiren Daishonin (1222–1282), em 28 de abril de 1253.
Nam ou Namu: Origina-se do sânscrito namas, que significa “devoção”, ou “a perfeita fusão da própria vida com a verdade eterna”. Nitiren Daishonin revelou esse mantra para possibilitar a todas as pessoas viver em harmonia ou sintonia com a lei da vida.
Myoho: Literalmente, significa “Lei Mística”. 
Myo (místico) quer dizer “insondável”
e ho, “lei”. Myoho é a lei que existe no domínio incompreensível da vida. Myo também pode ser interpretado como a verdadeira natureza da vida ou a realidade suprema e ho,
todos os fenômenos.
Rengue: Significa flor de lótus. O lótus floresce e produz as sementes ao mesmo tempo, representando assim a simultaneidade de causa e efeito, que é uma expressão da Lei Mística. De acordo com essa lei, as circunstâncias e a qualidade de vida de uma pessoa são determinadas pelas ações positivas ou negativas a cada momento. Essas ações, feitas por meio de pensamentos, palavras e ações, resultam no carma. Porém, como as profundezas da vida não dependem do carma acumulado como consequência das ações passadas, é possível estabelecer a verdadeira felicidade independentemente do carma. O destino
é criado pelas pessoas, portanto, elas
podem mudá-lo com a recitação do
Nam-myoho-rengue-kyo.
Kyo: Literalmente, significa sutra, a voz ou o ensino de um Buda. Num sentido mais amplo, inclui as atividades de todos os seres vivos e de todos os fenômenos do Universo. O caractere chinês para kyo originalmente referia-se a uma urdidura de tecido, simbolizando a continuidade da vida pelo passado, presente e futuro. Num sentido mais amplo, kyo expressa a concepção de que todas as coisas no Universo são manifestações da Lei Mística.

O que é mais importante: Daimoku de quantidade ou de qualidade?


O presidente Ikeda explica essa questão da seguinte forma: “O valor de uma nota de cem reais é superior ao de uma nota de dez reais. Naturalmente, a maioria das pessoas preferiria ter uma nota de cem reais. Concordam?
Do mesmo modo, na fé, as orações sinceras e fortes são importantes. Praticamos o Budismo com o objetivo de nos tornarmos felizes.
O mais importante é que cada um de nós sinta uma profunda satisfação após ter recitado Daimoku. Não há nenhum preceito que imponha certo número de horas para orar”
(BS, edição nº 1.516, 24 de julho de 1999, p. 3).
Porém, a revolução humana se processa enquanto as pessoas desafiam os próprios limites nas pequenas batalhas do dia a dia.
Se o objetivo é grande, o desafio também deve estar à altura. Se você deseja mudar algo, não pode continuar no mesmo ritmo de sempre. A recitação do Daimoku de qualidade, em quantidade, certamente trará muito mais resultado na vida. A sabedoria do estado de Buda e a coragem se manifestarão sempre que cada um enfrentar alguma dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário