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domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dez estado de vida (fome e animalidade)

Fome- tornando-se escravo da mesquinhez
Animalidade- a estupidez apegada às  Circuntâncias imediatas


Estado de Fome

Fome tornando-se escravo da mesquinhez

Porque Fome?  Este estado é chamado de fome porque é derivado  do sânscrito preta, que originalmente significa "cadáver". No budismo, o termo passou a ser utilizado como o mundo da miséria, assim como o de inferno ou animalidade, aos quais as pessoas mortas podem sucumbir. preta também significa "espirito ancestral ". Na Índia, considerava-se que muitos espíritos ancestrais fossem famintos e ansiosos por comida. Parece que é dessa denominação que os mortos passaram a ser chamados de "espíritos famintos".

Característícas: Nitiren Daishonin afirma que o estado de fome se caracteriza pela avareza, mesquinhez, que é um dos três venenos. tient´ai declarou: Esse estado de vida está repleto de fome e de sede é pro isso que são chamados de espírito faminto .É o estado de seres atormentados por uma fome insaciável.

Na prática: Aqueles que estão no estado de Fome são empurrados  de um lado para o outro pelo desejos. Tal sentimento impede a pessoa de sentir liberdade  interior , produzindo sofrimento. Ela se torna escrava  de seus desejos.

Ponto positivo: No entanto, comparado ao estado de Inferno, a energia vital é,de alguma forma maior mesmo que seja um pouco. A pessoa escapou de um estado de completo confinamento e desesperança e está pelo menos vivendo em busca de algo.

Desejo é energia vital: Afinal de contas, o desejo também é uma manifestação de energia vital. Só que sendo incapazes de ssatisfazer todos os seus desejos, aqueles que estão no estado de fome invariavelmente sentem uma grande frustação.

Os diversos desejos: Os desejos  humanos são infindáveis. Por exemplo, há o desejo fundamental de viver. Existe  também o desejo instintivo de alimento, o desejo materialista de posses, o desejo psicológico de receber atenção o desejo de poder e de fama e o desejo de controlar. As pessoas também desejam ser respeitadas e amadas.

Não vivemos sem desejo: è fato que não podemos viver sem desejos. Em muitos casos, esses desejos se transformam na energia que noscapacita a avançar e a nos desenvolver. O estado de fome está ligado a outros caminhos e conduz tanto ao bem como ao mal. Portanto q questão é como utilizar esse desejo.

Fome x desejo: Aqueles que estão no estado de fome não utilizam o desejo para criar valor, em vez disso, tornou-se seu escravo. Em razão do desejo, eles próprios sofrem e causam sofrimentos aos outros. è por isso que o estado de fome é denominado como o "caminho do mal".

Exemplo: Alguem vai para o inferno  e percebe que nesse local todas as pessoas estão sofrendo pois não podem comer, embora cada uma delas tenha diante de si uma suntuosa refeição. Elas não podem comer, pois seus garfos são mais compridos que seu braços, por isso, não conseguem colocar a comida na boca. O visitante vai então para a terra do Buda. Ali percebe que os garfos também são mais compridos que os braços das pessoas. Porém todos estão alegres. Por quê? è porque eles se revezam para que um alimente o outro.

Estado de animalidade


Animalidade, a estupidez apegada às circunstâncias imediatas

Origem  do termo: Originalmente o termose refere ao estado de animais como pássaros ou feras. O Buda Nitiren Daishonin declara: "Ser tolo é animalidade". Dos três venenos, esse estado correponde ao da estupidez. Em termos humanos, aqueles nesse estado estão, em essência, tão apegados às suas circunstâncias imediatas que perdem de vista os princípios fundamentais que governam todas as coisas. Afinal, estupidez é falta de discernimento, brutalidade, grosseria.

O estado de tolo: Aqueles que estão no estado de Animalidade são chamados de "tolos", pois, como são controlados pelo instinto, afelicidade semmpre se esquiva deles. Embora acreditem estar se movendo em direçãoà felicidade, estão na verdade caminhando exatamente para o laod oposto. Só conseguem ve4r o que está diante de seus olhos,perdem-se facilmentee, no final acabam sofrendo.

O significado da "tolice": no escrito "Carta de Sado", Nitiren  declara: " Os peixes em um lago desejam viver em segurança e, deplorando ua pouca profundidade, cavam buracos no fundo para se esconderem. Porém, iludidos pela isca, mordem o anzol. Os pássaros em uma árvore temem que ela seja muito baixa e escolhem seus ramos superiores para viver. Contudo, cativados pela isca, são apanhados em armádilhas". Pelo fato de voarem em direção à isca que está diante de seus olhos, no final, eles são pegos e suas vidas destruidas. Esse é o significado de "tolice".

Outra característica: Conforme Daishoni indica quando afirma que " a natureza do animal é ameaçar o fraco e temer o forte", a animalidade  é o estado de alguém que vive guiado por seus  instintos, incapaz de distinguir o verdadeiro  do falso e o bem do mal. Embora possa parecer que a energia vital daqueles que estãonesse estado seja maior do que os que estão nesse estado de inferno ou de fome, ainda estão presos no caminho do mal. Bajular os de cima e pisar nos baixo é a atitude das pessoas nessa condição.

Lógica do poder: Eles carecem de um sólido princípio para distinguir o bem do mal, uma firme base ética ou moral. Como consequência, agem institivamente e sem  nenhuma  dignidade. O ato de "ameaçar o fraco e temer o forte" com certeza faz parte da lógica do poder. É  uma psicologia de sobrevivência do mais  capacitado. Poderiamos dizer que as pessoas que vivem nesse estado, embora sejam seres humanos, perderam sua humanidade.

A manifestação máxima: A barbaridade da guerra é a manifestação máxima da "lógica do poder". Diante do combate, talvez de início s soldados tenham a consciênia das consequências de ferirou matar outras pessoas. No entanto, eses sentimentos são frequentemente ofuscados pelo temor que sentem de seus superiores.Isso lhes permite justificar os atos barbáros que vierem a cometer com base nas ordens de um superior. Sua  consciência fica anestesiada.

A Brutalidade mais perigosa: A brutalidade mais perigosa habita nos seres humanos. O escritor russo Dostoievski declarou sabiamente: "Algumas vezes, as pessoas falam da crueldade animal,mas isso é uma grande injustiça e insulto aos animais, um aniimal jamais seria capaz de ser tão cruel como o homem, tão artisticamente cruel".

A educação como chave: As pessoas se tornam humanas quando são educaddas como seres humanos. Não é o nascimento que faz isso. A educação é extremamente importante. Por haver tão poukosseres verdadeiramente"humanos", as pessoas começam uma guerra simplesmente para provar quem é o mais forte.Descobrimos que somos atirados de um lado pra o outro numa sociedade que está presa nas garras da animalidade.

Kossen-rufu: O Kossen-rufué, de certa forma, um grande movimento de educação humana,e o destino da humanidade depende do sucesso desta realização.

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